Curso de Avaliação Imobiliária ALTAIR

INTRODUÇÃO

Há alguns anos, a actividade de Avaliação Imobiliária era considerada mais uma “Arte” do que uma “Ciência”, e por esse facto, a subjectividade do avaliador era legitimada.

No entanto, nos tempos atuais, sobretudo, devido à crise instalada no Sector Imobiliário em Portugal e em outros países, a subjetividade referida já não é aceite, e exige-se a este profissional uma postura cada vez mais objectiva e cuidadosa na realização das avaliações.

A actividade de avaliação imobiliária, como muitas outras, requer conhecimentos multidisciplinares (técnicas de construção, fiscalidade, análise financeira, direito, etc.). Só o domínio destes conhecimentos complementares permitirá aos peritos avaliadores a realização de avaliações de forma mais adequada.

Nesse sentido, o “Curso de Avaliadores de Ativos Imobiliários Altair”, propõe o estudo das diversas metodologias de avaliação imobiliárias existentes bem como de algumas de outras matérias que complementam esta actividade.

 ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A estruturação deste curso contou com a colaboração do Engº Ruy Figueiredo, avaliador imobiliário de longa data e do Drº Rui Carapeto, especialista de Gestão de Risco na banca e investigador na área dos Valores Mobiliários e Fundos de Investimento Imobiliário.

O Curso de Avaliadores de Ativos Imobiliários Altair visa dotar os peritos avaliadores com os conhecimentos necessários no que se refere à exploração dos conceitos, regras, metodologias e procedimentos gerais inerentes à actividade de avaliação imobiliária nos seus diversos domínios, nomeadamente as avaliações correntes (Fundos de Investimento Imobiliário, bancárias, fiscais, jurídicas, outras).

Este curso destina-se a preparar os avaliadores que pretendam iniciar a sua actividade profissional nesta área ou que procurem refrescar e aprofundar os seus conhecimentos.

Dados os requisitos necessários para a cabal absorção dos conteúdos programáticos do curso, privilegiar-se-ão os licenciados em Engenharia, Arquitectura, Economia ou em outras áreas afins.

Poderão ser aceites candidatos não detentores de Licenciatura mas cujo Curriculum Vitae seja considerado adequado para a frequência do Curso.

O corpo de disciplinas do Curso de Avaliadores de Ativos Imobiliários Altair não integra cadeiras de opção nem de especialização. Será emitido um certificado de frequência e aproveitamento a todos os formandos que concluam o Curso, com êxito.